segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Trechos: Garota, Interrompida



Título original: Girl, Interrupted
Autor(a): Susanna Kaysen
Ano: 1993
Editora: Única
Páginas: 189


"As cicatrizes não têm personalidade. Não são como a pele da gente: não mostram a idade ou alguma doença, a polidez ou o bronzeamento. Não têm poros, pelos ou rugas. São uma espécia de fronha, que protege e esconde o que houver por baixo. Por isso as criamos, porque temos algo a esconder." (pág. 21/22)


"Na verdade, eu só queria matar uma parte de mim: a parte que queria se matar, que me arrastava para o dilema do suicídio e transformava cada janela, cada utensílio de cozinha e cada estação de metrô no ensaio de uma tragédia." (pág. 46)


"Minha ambição era negar. Fosse o mundo denso ou oco, ele só provocava minha negação. Quando era para estar acordada, eu dormia; se devia falar, me calava; quando um prazer se oferecia a mim, eu o evitava. Minha fome, minha sede, minha solidão, o tédio e o medo, tudo isso era, sempre, uma arma apontada para meu inimigo, o mundo. É claro que o mundo não estava nem aí para esses sentimentos, e eles me atormentavam, mas eu extraía uma satisfação mórbida do meu sofrimento. Ele confirmava minha existência. Toda a minha integridade parecia residir em dizer 'não'." (pág. 52/53)

Nenhum comentário:

Postar um comentário